Escolha uma Página

Projeto de ficha pedagógica

O trabalho de conclusão da disciplina é resultado das atividades desenvolvidas ao longo do semestre, organizadas no Projeto de ficha pedagógica. As fichas pedagógicas são usadas para orientarem o professor em práticas educativas com filmes, seja no espaço escolar ou em outra ação no campo da educação audiovisual. As diretrizes para elaboração desse projeto são as seguintes:

Projeto de ficha pedagógica

O trabalho final da disciplina será apresentado com uma proposta de uso de um ou mais filmes em sala de aula para tratar um tema de ciência. Nessa ficha pedagógica cada estudante deverá contextualizar suas referências teóricas sobre ciência no cinema, discutidas durante o primeiro módulo do curso, trabalhando com pelo menos 2 autores da bibliografia. (mínimo de três páginas)

No desenvolvimento do tema e filme(s) escolhidos devemos encontrar uma segunda versão do que foi apresentado no primeiro seminário, atendendo os comentários realizados na avaliação do primeiro módulo.

A tecnologia cinematográfica destacada deverá ser ilustrada com fragmentos do(s) filme(s) e articulada, quando possível, com conceitos de ciência a serem trabalhados em sala de aula. Esse também será o tema do 2o seminário programado para o dia 13 de novembro.

As atividades pré e pós exibição devem conter sugestões para o professor adotar no seu planejamento de aula em turmas da Educação Básica: fundamental I, II ou ensino médio. Essas atividades devem visar estimular o conhecimento cinematográfico e científico a partir do(s) filme(s) escolhido(s) de maneira lúdica e criativa, podendo articular com outros áreas de conhecimento dentro da escola.

A bibliografia e a filmografia devem ser referidas no formato da ABNT, conforme adotado na disciplina. As citações devem ser trazidas dos fichamentos preparados ao longo do curso. Esses fichamentos podem ser entregues como atividade extra a serem consideradas como pontuação excepcional.

Estrutura

I. Ciência no cinema (mínimo de três páginas)

II. Tema e filme(s) escolhidos

III. Tecnologia(s) cinematográfica(s) em destaque

IV. Atividades pré e pós exibição (professor e aluno)

V. Bibliografia/filmografia

VI. Fichamentos (pontuação extra)

Skip to content