Plano do curso por aula
Cinema e ciência
– NOVA, João Luiz Leocadio da. O ensino de ciência com cinema. In: XVI Estudos de Cinema e Audiovisual Socine. Anais de Textos Completos. São Paulo: Socine, 2013. p. 60-67 ISBN: 978-85-63552-12-9 Disponível em http://www.socine.org.br/anais/2012/AnaisSocine2012.pdf
– El-HANI, C. N. & Pereira, A. M. Notas sobre percepção e interpretação em ciência. São Paulo: Revista USP, n. 49, março/maio, 2001
– Atomic Bombs On The Planet Earth (Peter Greenaway, Holanda/EUA, 2011, 12 min)
– Le Vampire (Jean Painlevé, França, 1939, 9 min)
Cinema científico
– MACHADO, Arlindo. O cinema científico: significação. Revista Cultura Audiovisual, v. 41, n. 42, mar., pp 15-29 Disponivel em http://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/90690
– SILVA, Márcia Regina Barros. O filme de temática científica: possibilidades de uma documentação histórica. Cadernos de História da Ciência, v. 3, p. 13-36, 2007.
– Oliveira, Bernado Jefferson. Cinema e imaginário científico. In: História, Ciências, Saúde – Manguinhos. v. 13 (suplemento), p. 144, out. 2006.
– Quase Deuses (Something the Lord Made, Joseph Sargen, EUA, 2004)
– Nascimento e Maternidade (Tarachime, Kawase Uno, Japão, 2006, 32 min) DOC
O pensamento científico do cineasta
FREIRE, Marcius. Ética e Documentário. In: Documentário: ética, estética e formas de representação. São Paulo: Annablume, 2012. p. 27-47
LINS, Consuelo, MESQUITA, Claudia. Contrapontos com o documentário moderno. In: Filmar o real: sobre o documentário brasileiro. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. p. 20-26
Uma lição de discriminação (A lesson in discrimation, Pasquale Turbide e Lucie Payeur, Canadá, 2006, 42 min., DOC for TV)
Ônibus 174 (José Padilha & Felipe Lacerda, Brasil, 2002, 122 min, DOC)
Trucagens cinematográficas
COSTA, Antonio. Efeitos especiais. In: Compreender o cinema. Rio de Janeiro: Ed. Globo, 1987. p. 202-212
VALENTE, Telma. Estudo Comparado: Cinema dos primórdios e cinema da contemporaneidade. Espírito Santo: Intermídias, 2009, ano 2, n. 5 e 6. p. 1-17
L’homme à la tête de caoutchouc (Georges Méliès, França, 1901, 2m 33s)
Le Diable noir (Georges Méliès, França, 1905, 3m 50s)
As Travessuras do Diabo (Les Quat’Cent Farces du Diable, Georges Méliès, França, 1906, 17 min)
Le charcuterie mécanique (Lumière, França, 1985, 43s)
Montagem e realismo no cinema
XAVIER, Ismail. Do naturalismo ao realismo crítico. In: O Discurso Cinematográfico: opacidade e transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2008 p. 41-65 4a ed.
ALVIM, Luíza. Paisagens sonoras de Robert Bresson: Uma análise a partir dos conceitos de Murray Schafer. Ciberlegenda – Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense n. 24, v.1, 2011
A lá conquête de l’air (Ferdinand Zecca, França, 1901, 24s)
El hotel eléctrico (Segundo de Chomón, 1905, 9m 32s)
The airship destroyer (Walter R. Booth, UK, 1909, 11 min)
Slides da aula Trucagem e Montagem