Bibliografia e filmografia
Textos básicos
– ROSA, Luis Pinguelli. Ciência, Tecnologia e Humanidades. São Paulo: Ed. Paulinas, 2009.
– KOYRÉ, Alexandre. Galileu e a revolução científica do século XVII. In: Estudos de História do Pensamento Científico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982
– MACHADO, Arlindo. Pré-cinema & pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997
– OLIVEIRA, Bernardo Jefferson. (org.) História da Ciência no Cinema. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2005 v.1 e v.2
Complementar
– ALVIM, Luíza. Paisagens sonoras de Robert Bresson: Uma análise a partir dos conceitos de Murray Schafer. Ciberlegenda – Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense n. 24, v.1, 2011.
– ALLONNES, Fabrice Revault. R. De. La luz en el cine, trad. Solimãn, M. M. & Rodriguez, M. V. Espanha: Cátedra, 2003.
– ALMEIDA, Jane. Cinema científico no Brasil: três tempos. IN: SOBRINHO, Gilberto Alexandre (org.) Cinema em redes. Campinas: Papirus, 2016 p. 79-101
– BAZZO, Walter Antonio (ed.). O que é Tecnologia? In: Introdução aos estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Série Cadernos de Íbero-América. Madri: OEI, 2003
– COSTA, Antonio. Efeitos especiais. In: Compreender o cinema. Rio de Janeiro: Ed. Globo, 1987. p. 202-212
– COSTA, Milton Melcíades Barbosa; NOVA, João Luiz Leocadio da; CARLOS, Marcia Terezinha ; PEREIRA, Abércio Arantes. ; KOCH, Hilton Augusto. Videofluoroscopia: Um novo método. Radiologia Brasileira, São Paulo, v. 25, n.1, p. 11-18, 1992
– CHARNEY, L & Schwartz, V. R. (org.) Thompson, R. (trad.) O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2004
– El-HANI, C. N. & Pereira, A. M. Notas sobre percepção e interpretação em ciência. São Paulo: Revista USP, n. 49, março/maio, 2001
– FREIRE, Marcius. Ética e Documentário. In: Documentário: ética, estética e formas de representação. São Paulo: Annablume, 2012. p. 27-47
– GRESH, L. & Weinberg, R. Trad. Demasi, D. A ciência do super-heróis. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005
– GUIMARÃES, Luciano. A cor como informação. A construção biofísica, linguística e cultural da simbologia das cores. São Paulo: Annablume, 2000.
– LINS, Consuelo, MESQUITA, Claudia. Contrapontos com o documentário moderno. In: Filmar o real: sobre o documentário brasileiro. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. p. 18-26
– MACHADO, Arlindo. O cinema científico: significação. Revista Cultura Audiovisual, v. 41, n. 42, mar., pp 15-29 Disponivel http://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/90690
– MANNONI, Laurent. A Grande Arte da Luz e da Sombra. Arqueologia do cinema. São Paulo: SENAC/Unesp, 2003
– MOLFETTA, Andrea. Os diferentes tipos de documentários e suas técnicas. In: Debate: Cinema Documentário e Educação. Boletim Salto Para o Futuro. Brasília: SED/MEC, 2008. p. 19-23
– NOVA, João Luiz Leocadio da. O ensino de ciência com cinema. In: XVI Estudos de Cinema e Audiovisual Socine. Anais de Textos Completos. São Paulo: Socine, 2013. p. 60-67 ISBN: 978-85-63552-12-9 Disponível em http://www.socine.org.br/anais/2012/AnaisSocine2012.pdf
– Oliveira, Bernado Jefferson. Cinema e imaginário científico. In: História, Ciências, Saúde – Manguinhos. v. 13 (suplemento), p. 144, out. 2006.
– PEREIRA Jr., Luiz Costa. A ciência dos escritores. Metáfora: literatura e cultura, ano I, n. 1, p. 28-32, set. 2011.
– SUPPIA, Alfredo. Atmosfera Rarefeita – a ficção científica no cinema brasileiro. São Paulo: Devir, 2013.
– VALENTE, Telma. Estudo Comparado: Cinema dos primórdios e cinema da contemporaneidade. Espírito Santo: Intermídias, 2009, ano 2, n. 5 e 6. p. 1-17
– XAVIER, Ismail. Do naturalismo ao realismo crítico. In: O Discurso Cinematográfico: opacidade e transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2008 p. 41-65 4a ed.
Filmografia
– Atomic Bombs On The Planet Earth (Peter Greenaway, Holanda/EUA, 2011, 12 min)
– Le Vampire (Jean Painlevé, França, 1939, 9 min)
– Quase Deuses (Something the Lord Made, Joseph Sargen, EUA, 2004)
– Nascimento e Maternidade (Tarachime, Kawase Uno, Japão, 2006, 32 min) DOC
– Uma lição de discriminação (A lesson in discrimation, Pasquale Turbide e Lucie Payeur, Canadá, 2006, 42 min., DOC for TV)
– Ônibus 174 (José Padilha & Felipe Lacerda, Brasil, 2002, 122 min, DOC)
– Videofluoroscopia: o método (Milton Costa, João Leocadio, Márcia Teresinha, Hilton Koch e Eliana Ribeiro, Brasil, 1993, 14 min, DOC)
L’homme à la tête de caoutchouc (Georges Méliès, França, 1901, 2m 33s)
Le Diable noir (Georges Méliès, França, 1905, 3m 50s)
As Travessuras do Diabo (Les Quat’Cent Farces du Diable, Georges Méliès, França, 1906, 17 min)
Le charcuterie mécanique (Lumière, França, 1985, 43s)
– O filme antes do filme (Was geschah wirklich zwischen den Bildern?, Werner Nekes, Alemanha, 1986, 81 min) DOC
– A lá conquête de l’air (Ferdinand Zecca, França, 1901, 24s) homem voando sobre a cidade – arquivo quicktime na pasta filmes
– El hotel eléctrico (Segundo de Chomón, 1905, 9m 32s) (stop motion) tudo funciona automatizado até que dá ruim no final
– The airship destroyer (Walter R. Booth, UK, 1909, 11 min)